*
*

 

 

*   
*
*
*
*

on/off 

" SONHOS DISTANTES "

de Ivan Matvichuc

 SINÓPSE  

                 É um espetáculo teatral adaptado da obra literária "VIDAS SECAS" de Gracíliano Ramos. A obra retrata a vida miserável do retirante Fabiano, que chega a uma fazenda aparentemente abandonada, onde reconstroi sua vida como vaqueiro, no início, solitária, depois comunitária, como empregado. Sua mulher Vitória e seus dois filhos, herança da miséria nômade e Baleia, uma cadela símbolo de lealdade, nome imponente de abundância, porém de magérrima realidade, amiga e confidente nas horasamargas, abatida pelo tiro da crueldade dessa terra infame, onde o forte subjuga o fraco.

                 Baleia morreu por ser uma cadela leal e amiga. Talvez sua morte tenha sido um castigo divino pela crueldade de ter almoçado seu amigo Louro (um papagaio), de longas jornadas, num momento de fome cruel e insaciável.

                 São personagens de vidas secas brotadas do solo endurecido, ervas daninhas de uma sociedade hostil, que renega e os impede de viver com dignidade. A cobiça e a liberdade, a bebida, o jogo, as brigas, a prisão arbitrária do "soldado amarelo" manipulado pelo Governo e a humilhação do cárcere são meros pretextos para se fugir dessa sociedade hostil, que sufoca e aprisiona a alma do nordestino lutador. Concepção de vida resumida, de um lado pelos instintos humanos e do outro por um destino cego e conformista.

                 Sofrimentos e tormentos íntimos são a tônica principal do contexto, onde figuras humanas, impassíveis diante da realidade, são subjugadas pelo desencanto e indiferença com que olham a humanidade. Surge, no final, uma réstia de luz, uma esperança, uma verdadeira profissão de fé no amanhã, na libertação que virá com a chuva divina, brotando vida no solo endurecido com a volta da estiagem, do abandono, da seca e da volta da eterna peregrinação dos que procuram se libertar da miséria. Talvez, caminhando com passos seguros para uma nova realidade no Sul do país, onde possam concretizar um sonho, uma esperança de vida nova, com muita fé no amanhã.

                

Nota do Autor-Adaptador:       

Em outubro de 2002 tivemos a prova de que nem todos os sonhos estão assim tão distantes e impossíveis de serem realizados. Um pernambucano de origem muito pobre emigrou para São Paulo em busca de uma vida melhor e mais digna. Juntou-se aos milhares de retirantes que para cá vêm a fim de realizar esses sonhos distantes e conseguiu, após uma luta de 20 anos, com diversas tentativas frustradas, realizar seu grande sonho: TORNAR-SE PRESIDENTE DO BRASIL !
Parabéns, Luiz Inácio Lula da Silva - nosso primeiro e único presidente na história, retirante nordestino.

            

 

(Direitos   Autorais  da  adaptação  registrados   na   Fundação   Biblioteca  

 Nacional  do   Rio  de  Janeiro   em   21.09.2000,   conforme   Registro  no.

 211.73, Livro 368, Folha 398, em nome de Ivan Matvichuc.

E-Mail para contatos com o autor-adaptador:  ivanfat@ig.com.br

 Locais   onde  a  peça   foi  apresentada:   teatros  municipais  de  Santos,

 Guarujá e Cubatão (Cia T. de Teatro de Santos – Vestibular 2000 e 2001).  

 

Atores em Cena: Marco Antônio e Suênia

 

<< Voltar 

 

_________________________________________

Indique este Site!

Send for friends!

_________________________________________

site: http://ivanfa.mhx.com.br/